SEnsES: Sistema de Suporte ao Ensino de Engenharia de Software

Com o passar dos anos, a personalização do ensino tem se mostrado uma forte tendência nos processos de ensino e aprendizagem. Na área de Engenharia de Software (ES), é cada vez mais comum encontrar abordagens de ensino centradas no aluno (e.g. projetos práticos, jogos e simuladores). Mediante esse cenário, criou-se uma ferramenta de software chamada SEnsES, capaz de diagnosticar conhecimentos prévios e localizar eventuais lacunas e habilidades de estudantes com relação ao desenvolvimento de projetos acadêmicos de software. Para tanto, a SEnsES faz uso do Team Role Self-Perception Inventory (TRSPI). O TRSPI é um método da área de psicologia que, segundo o autor que o propõe, serve para classificar indivíduos identificando como eles podem se comportar e melhor contribuir para o sucesso de uma equipe.
Propriedade Intelectual: Software
Nº do Processo: BR 51 2023 001992 5