Edital Inova IFCE - 2ª Edição

O Edital Inova IFCE tem como finalidade selecionar propostas de projetos de inovação para atender demandas institucionais, tornando mais eficientes e eficazes ações e processos internos, bem como viabilizando vantagens de caráter econômico e tecnológico para o IFCE.

Tendo como objetivo principal apoiar projetos de inovação desenvolvidos por servidores e alunos nas áreas de interesse e de atuação do IFCE, que visem contribuir significativamente para o atendimento das demandas institucionais do IFCE.

Nesta edição, o Edital Inova IFCE terá 2 ciclos, são eles:

• Ciclo 1: projetos que devem atender às demandas especificadas no Edital.
  • Ciclo 2: projetos de amadurecimento das soluções desenvolvidas em projetos contemplados no Edital Inova IFCE – 1ª Edição.

As demandas constantes do Ciclo 1 são:

• Sistema de gerenciamento de demandas de Infraestrutura;
  • Aplicativo do aluno;
  • Controle de acesso ao campus;
  • Sistema de controle de inventário da biblioteca.

.

O Ciclo 2 selecionará 4 dentre os 10 projetos contemplados no Edital Inova IFCE – 1ª Edição, são eles:

• Instrumentos de controle e acompanhamento de consumo de água – Projeto “Solução Inteligente para Monitoramento e Análise do Consumo de Água em Tempo Real”;

• Instrumentos de controle e acompanhamento de consumo de energia – Projeto “EnergyBAR – Sistema para Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica”;

• Sistema de registro, acompanhamento e operacionalização de Estágios – Projeto “Sistema de Registro de Estágios – SIREST”;

• Portal do Egresso – Projeto “Soul IF – Portal de Egressos Integrado a Redes Sociais e Aplicativos de Mensagens”;

• Sistema para controle e manutenção de aparelhos condicionadores de ar – Projeto “Sistema Web para Gerenciamento de Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado”;

• Portal do aluno – Projeto “ALOn – Sistema Online de requisições e atendimento aos alunos”;

• Sistema de horário escolar – Projeto “IFCE Horário Acadêmico”;

• Sistema de gerenciamento do controle e da distribuição de alimentação escolar – Projeto “SysRA Web – Sistema de gerenciamento do controle e distribuição de alimentação escolar”;

• Sistema para acompanhamento de indicativos de evasão – Projeto “Observatório do grau de risco de evasão de cursos técnicos”;

• Sistema de banco de questões – Projeto “Sistema Institucional de Questões do IFCE (SIQ-IFCE)”.

DOCUMENTOS IMPORTANTES

PERGUNTAS FREQUENTES

Apoiar projetos de inovação desenvolvidos por servidores e alunos nas áreas de interesse e de atuação do IFCE, que visem contribuir significativamente para o atendimento das demandas institucionais do IFCE.

Servidor efetivo, do quadro ativo permanente, em exercício no IFCE, que esteja em exercício pleno de suas atividades, sendo vedada a participação de servidores que estejam licenciados ou afastados por qualquer motivo.

O servidor deve estar adimplente quanto a prestações de contas com o IFCE e possuir anuência da chefia imediata e direção do campus de lotação.

E, se a submissão for ao Ciclo 2, o servidor deve ter participado como coordenador ou membro da equipe cujo projeto foi contemplado no Edital Inova IFCE – 1ª Edição.

Sim. Desde de que o servidor atenda aos requisitos listados no Edital e obedeça às regulamentações do IFCE.

Não. A titulação não é um requisito para submissão.

Possuir, pelo menos, 1 servidor docente e 3 alunos.

Sim. Os projetos devem ser especificados em plano de trabalho, conforme modelo constante no Anexo III.

Os prazos estão especificados na seção 12 do edital.

Cada projeto terá um limite de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Todos os recursos devem financiar despesas direta e exclusivamente relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

Poderão ser apoiadas, em observância à legislação em vigor à época da aprovação da proposta, bolsas nas modalidades listadas no edital.

Mais informações devem ser observadas na seção 8 do edital.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora, nos termos da seção 11 do edital.

Contato

Caso alguma informação não esteja suficientemente detalhada aqui, enviar e-mail para editais@polodeinovacao.ifce.edu.br.