Polo de Inovação publica o Edital Inova IFCE 2022

Com o objetivo de selecionar propostas de projetos de inovação desenvolvidos por servidores e alunos do IFCE e que contribuam significativamente para o atendimento de demandas institucionais do órgão, o Polo de Inovação IFCE publicou, na manhã de 17/06/2022, o Edital INOVA IFCE.

De acordo com o Edital, os projetos devem possuir “caráter inovativo, ser preferencialmente replicáveis, demonstrar viabilidade e alinhamento técnicos, além de apresentar custo-benefício vantajoso ao IFCE.”

Cada proposta poderá apresentar orçamento de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) e a execução do orçamento e demais atividades do projeto deverão acontecer em até 5 meses da liberação dos recursos.

Para o diretor geral do Polo de Inovação IFCE, Prof. Tarique Cavalcante, o Edital INOVA IFCE é fruto de uma construção coletiva e seu diferencial é o “uso estratégico do know-how acumulado pelo Polo de Inovação do IFCE em gerar soluções inovadoras para empresas, para beneficiar a comunidade interna da instituição, já que existem demandas internas a serem atendidas através de projetos inovadores.” Ele ressalta que “todas as demandas especificadas no edital foram resultado de levantamento realizado junto aos gestores dos campi e selecionadas levando-se em consideração o orçamento disponível para o desenvolvimento das soluções, bem como o prazo de execução que é de 5 meses.”

Após a reformulação administrativa realizada em 2021, o Polo de Inovação IFCE já tornou público diversas oportunidades de financiamento ao longo do ano de 2022.

Ao longo do 1° semestre desse ano foram divulgadas 192 oportunidades de financiamento para projetos de pesquisa e de infraestrutura além de concessão de bolsa para pesquisadores, estudantes e profissionais vinculados ao Polo, cujo capital era proveniente de recursos externos.

De acordo com a Diretora do NIT do Polo de Inovação IFCE, Profa. Sarah Mesquita, esse Edital conta exclusivamente com recursos próprios e a expectativa é de que sejam “submetidas pelo menos uma proposta por cada demanda. No entanto, quanto mais propostas, melhor, de modo a selecionar a que mais se adequa aos requisitos mínimos estipulados no edital”. Ela ressalta que o orçamento das propostas é “limitado aos R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). No entanto, caso haja sobra de recurso e dependendo da natureza e da necessidade de cada um dos projetos, o projeto pode ter créditos suplementares, mas essa não é a regra.”

Para saber mais clique no edital e leia seus anexos.

Fique atento ao calendário:

• Submissão de projetos 22/06/2022 a 12/07/2022
  • Resultado preliminar das inscrições 15/07/2022