A educação inclusiva é um conceito onde todos tem a garantia de direito a educação. Dentre as diversidades apresentadas pelos seres humanos, existe a deficiência visual, porém apenas 5 % das obras literárias no mundo são transcritas para braile. A inclusão e acessibilidades dos deficientes visuais, seja no ambiente de estudo compartilhado, ambiente de leitura especializado, ou mesmo no mercado de trabalho, são repletas de desafios a serem vencidos. Dentre os principais desafios está a comunicação emissor/receptor da mensagem e o desenvolvimento de material de leitura específico. Visando essa demanda, o presente pedido de patente apresenta-se como alternativa de criação de uma impressora de textos de leitura tátil (Braille), em sobreposição a textos de leitura visual, de forma automática, com custo acessível, gerando documento único e facilitando a integração dos deficientes visuais nos ambientes educacionais e na sociedade como um todo. O pedido de patente está relacionado as áreas de mecânica e elétrica. Em uma extensa pesquisa bibliográfica, é possível constatar que ainda não existe tal equipamento. Com esse benefício, no próprio ambiente de ensino, um professor, por exemplo, pode disponibilizar material didático único, escrito para alunos de uma turma com deficientes visuais e alunos capazes de desenvolver leitura visual.