“O usuário se conecta em uma sala virtual no ambiente 3D na qual é possível controlar em primeira pessoa a câmera que representa a visão de um avatar. Nesse ambiente são exibidas 5 telas, onde a primeira tela contém o objeto de interesse e as demais exibem vídeos com conteúdos diversos para distrair o usuário, reduzindo seu foco da tela principal. Modais com perguntas objetivas relacionadas ao conteúdo do objeto de interesse são exibidas e podem ou não ser respondidas pelo usuário. Há também um botão de presença que surge periodicamente e que pode ser clicado, sendo o número de cliques e o tempo para clicar no botão parâmetros que também auxiliam na rotulagem dos dados. A partir desse escopo, foram coletadas informações como:
– O número vezes que o usuário divergiu o campo de visão do objeto de interesse;
– O tempo total assistindo o vídeo de interesse;
– O tempo total assistindo os vídeos de distração;
– O número de cliques no botão de presença;
– O número de perguntas respondidas corretamente;
– O tempo necessário para responder cada pergunta;
– O tempo necessário para interagir com o botão de presença;
– Pontos chave de mapeamento da face do usuário.”